
A Inspiração
Misturando música mineira e a sonoridade das bandas de pífano brasileiras, o flautista André Siqueira oferece uma fusão entre as melodias introspectivas e brincantes de Minas e o fogo dos ritmos dançantes do país, trazendo uma grande novidade aos apreciadores de música brasileira - reúne uma instrumentação mirabolante composta por pífanos, flautas, viola caipira e muita percussão. Brincando com a sonoridade de diferentes lugares, aliadas às raízes mineiras, transita desde os ritmos populares à harmonia própria da região. Influenciado pelas bandas de pífanos mineiras e brasileiras, André se apropria de elementos presentes nessas bandas e agrega novos ingredientes como a viola caipira e a caixa de folia, resultando em uma experiência sonora bem mineira e peculiar.
O trabalho da banda, iniciado em 2019, tem resultado em muita produção musical e troca de experiências. André aproveitou a pandemia e compôs dezenas de músicas. Em maio de 2020 lançou o projeto Trem de Doido, com releituras de músicas de Milton Nascimento, disponibilizadas através das redes sociais. Iniciou uma série de lives com pifeiros e pifeiras de todo o Brasil – o ‘Papo de Pife’, em 2020, veiculadas pela página do Instagram do Trem de Doido. O grupo foi contemplado com o prêmio Funarte RespirArte, com a música de André Siqueira ‘Rio Verde’, selecionado para a programação MMGV do Memorial Vale Minas, em 2021.
Lançou o single/clipe ‘Pife de Roda’ nas plataformas digitais de streaming, em janeiro de 2020, com direito a videoclipe no YouTube, atenção e espaço da mídia especializada em Cultura. Ano em que André foi contemplado com o Programa Funarte Aberta – ministrou aulas de confecção de flautas, musicalização, e fez dois shows com a banda ‘André Siqueira e o Trem de Doido’, em dezembro, na Funarte MG em Belo Horizonte. O Trem de Doido se apresentou no palco do Sesc Piracicaba em abril de 2023, encerrando a Oficina Moldando Vento com alunos no palco.
O projeto da gravação do Álbum Musical ‘André Siqueira e o Trem de Doido’ foi premiado no Edital Multilinguagens 2023 do Fundo Municipal da Cultura de Belo Horizonte e prevê um show do grupo com a participação de Sérgio Pererê, do Bloco de Pífano de Belo Horizonte, o grupo de reizado Guarda Treze de Maio e alunos das Oficinas de Pífano - um espetáculo inédito que promete ser inesquecível.
André está aguardando a análise do Comitê de Pauta da Fundação Municipal de Cultura para que o show possa ser realizado no ESPAÇO CÊNICO YOSHIFUMI YAGI no dia 16 de novembro de 2025, às 19h, torcendo para que o grupo possa se apresentar no palco do Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte, como sempre sonhou.
Logo daremos novas notícias!